segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A busca por um mouse

A mais ou menos 3 semanas atrás, meu mouse óptico xing-ling de aproximadamente 3 anos parou de funcionar. Poderia muito bem ter aberto o armário aqui de casa e pego um dos mouses parados que tenho e bota-lo em uso, mas qual seria a graça? Nesse momento decidi que precisava de um mouse novo, e como bom geek, a primeira pesquisa foi feita em lojas online.

Entre vários modelos e marcas precisava de alguns parâmetros de busca, então me apeguei a confiabilidade da marca, preço e ao design/ergonomia (LER e tendinite não são brincadeira). Entre as marcas disponíveis, as mais confiáveis eram Microsoft, a qual possuo um mouse antigo que funciona perfeitamente até hoje, mesmo depois de exposto a uso familiar (pode parecer exagero, mas é um teste e tanto) e Logitech, que já havia experimentado em computadores alheios e sempre me pareceu bem confortável.

Antes de qualquer compra temos que analisar o quanto estamos dispostos a mexer no bolso, então lá fui eu comparar preços e modelos. Logo de cara notei que a diferença de preços entre as marcas era bem grande. Nos modelos low-end, os preços da Logitech eram bem superiores, enquanto que nos high-ends a diferença diminuía bastante. Como não pretendia jogar, nem mexer com programas de edição gráfica, dispensei os modelos top de linha, afinal não vou pagar muito pra ter um hardware subutilizado. Sobrando apenas os low-end e mid-end ficou fácil. Os preços da Microsoft estavam bem mais convidativos.

Restava então escolher um modelo. Ah, essa é uma tarefa fácil, é só escolher um bonitinho e está tudo certo. Bom, queria eu que fosse tão simples. Quem já sofreu com LER ou tendinite sabe o quão importante é ter um mouse ergonômico. Passei então a procurar entre os modelos e sem fazer muito esforço acabei encontrando um com design bem parecido com o meu velho xing-ling, um Standard Wireless Optical Mouse. O melhor de tudo, estava num preço acessivel! R$ 79,90 no Submarino!


Após efetuar a compra comecei a me preocupar um pouco com a compatibilidade com Linux, mas alguns dias depois fiquei bem mais tranquilo. Com o mouse plugado no pc e funcionando 100% cheguei a conclusão que fiz uma boa escolha. Hardware da Microsoft geralmente é muito bom, alias pode parecer estranho falar bem da Microsoft sendo que sou usuário de Linux, mas não tenho problemas com a Microsoft, só tenho outras preferências, porém isso é assunto pra outro post.

Nesse tempo que venho utilizando esse mouse tenho me sentindo bem confortável, ele não é nem muito leve a ponto de voar da mesa com qualquer esbarrão e nem muito pesado, é pouca coisa mais pesado que meu xing-ling antigo, então a adaptação foi bem rápida. Ele é bem ergonomico, pode ser usado por ambas as mãos e se encaixa bem. A wheel é um pouco mole se comparada ao que eu estava acostumado, porém é bem confortável, e apesar de ser "dentada" não faz muito barulho. O sinal é muito bom também, só falha um pouco quando o receptor fica num nível a baixo do mouse, mas não é nada que atrapalhe, alias é quase imperceptível.

Apesar do mouse ser ótimo, existem alguns pontos que acho que poderiam ser melhorados, como o barulho dos cliques que é um pouco alto, não chega a incomodar muito, mas é chato. Mas algo que me incomodou e incomoda até agora é o tamanho do receptor, poxa, tá certo que o mouse é básico e barato, mas ficar com esse trambolho em cima da mesa é bem ruim.

No fim das contas é um bom mouse, atende minhas necessidades muito bem, e deve atender as de um usuário médio tranqüilamente.

Resta agora ver se as baterias vão durar 6 meses como dizem! =)

Nenhum comentário: